O projeto com cerca de 53 km de extensão, desenvolvendo-se entre La Chiffa e Berrouaghia, de orografia muito acentuada, tem em vista o alargamento deste traçado para um perfil transversal tipo de Autoestrada (2 x 3 vias), no quadro normativo nacional e internacional.

Na sequência da decisão da ANA em proceder ao alargamento da via existente para perfil de autoestrada, foi necessário proceder à reformulação de todo o estudo de base (APD) a fim de dar cumprimento á normativa ICTAAL 2000. Em paralelo, foram procuradas as soluções mais favoráveis para atravessamento do território montanhoso, otimizando a extensão de tuneis, que numa fase inicial atingia o comprimento total de 6 480 m, considerando galerias independentes e janelas de acesso ao exterior, promovendo a segurança e a facilidade de construção.
Foram também propostas soluções variantes para otimização do traçado da APD, recorrendo à consideração de trechos em viaduto, devido a condicionantes geotécnicas, de ocupação urbana e ambientais.

O projeto divide-se assim em três lotes:

Lote 1 – Troço entre La Chima e El Hamdania, com 14,242 km, subdividido em três sublanços.

Lote 2 – Troço entre El Hamdania e Berrouaghia, com 38,138 km, subdividido em sete sublanços.

Lote 3 – 41 Obras de Arte Correntes e 35 Viadutos numa extensão Total de 16,359 km, e
3 Túneis numa extensão Total de 5,931 km.

Estão ainda incluídos, sete nós de ligação e diversos restabelecimentos.