O Aproveitamento Hidroelétrico de Cambambe localiza-se no Rio Kwanza, na República de Angola, Província do Kwanza Norte, a 180 km a Sudoeste da cidade de Luanda e a 15 km da cidade do Dondo. É o aproveitamento hidroelétrico da Bacia do Médio Kwanza localizado mais a jusante.

A barragem existente é de betão tipo arco e foi construída entre 1958 e 1962 numa primeira fase para a cota (112,75), com uma altura aproximada de 88 metros. Recentemente, a ENE - Empresa Nacional de Electridade está a desenvolver a Fase II deste projecto que incluiu a construção da Central 2 com uma potência instalada da ordem de 700 MW, com 4 grupos turbina/alternador de 175 MW, cujas primeiras unidades entraram em serviço no ano de 2016. Foi ainda realizado nesta segunda fase o alteamento da barragem para a cota (132,00) no âmbito de uma empreitada distinta.

As Subestações de Cambutas englobam subestações de 60, 220 e 400 kV, sendo constituídas por edifício de controlo, parques de equipamentos, autotransformadores monofásicos, transformadores elevadores e transformadores dos serviços auxiliares, barramento blindado de 15 kV, linhas de transmissão entre a Central 2 e a Subestação de Cambutas e entre a Subestação de Cambambe 1 e a Subestação de Cambutas, com ligação a Cambambe 1 e Capanda.