Este contrato teve por objetivo executar um levantamento topo-batimétrico da albufeira da barragem de Capanda, entre o paredão da barragem e o local conhecido por Salto de Cavalo (no limite da montante da albufeira), localizada no limite entre as províncias de Malanje e do Kwanza Sul, em Angola (ao longo de um eixo com cerca de 48 km).

No estudo foi ainda conduzido um levantamento batimétrico mais detalhado e pormenorizado na zona das quatro tomadas de água e descarga de fundo com vista a obter o modelo digital batimétrico nessa área.

Todos os dados altimétricos levantados foram ajustados às cotas de referência fornecidas diariamente pela PRODEL, e para os levantamentos foi utilizado o marco central da barragem cujas coordenadas planimétricas estão no sistema local.

Os dados para gerar o modelo batimétrico da albufeira foram recolhidos através de uma embarcação não tripulada, o Z-Boat 1800 HS da Oceanscience. Esta embarcação é controlada remotamente e inclui GNSS de alta precisão e dupla frequência, o qual fornece a posição planimétrica e altimétrica, com correção em tempo real.

O estudo implicou ainda implementar rotinas de filtragem de dados batimétricos e o desenvolvimento de um modelo de representação para os mesmos.