Desde 2006, uma das principais prioridades do governo da Geórgia aponta no sentido do desenvolvimento da competitividade da Geórgia como eixo comercial, melhorando assim os seus corredores de transporte.

O Governo da Geórgia deu prioridade máxima ao melhoramento da Auto Estrada Este – Oeste (entre o Mar Caspio e o Mar Negro) and Norte - Sul (entre a Russia e a Turquia).

Em 2009, foi apresentado ao Departamento de Estradas do Ministério do Desenvolvimento Regional e Infra-estruturas da Geórgia o Estudo de Viabilidade e o Estudo de Impacte do Traçado Proposto para a Beneficiação da Autoestrada S-12 entre Samtredia e Grigoleti.

Este lanço de estrada deu continuidade ao trecho Zestaponi-Kutaisi-Samtredia, integrado na Autoestrada E60, permitindo a passagem do previsto aumento do fluxo de tráfego e garantindo a segurança e a fluidez do trânsito de carga.

De acordo com o contrato assinado entre o Departamento de Estradas e o Consorcio composto pelos Consultores, a secção de estradas Samtredia - Grigoleti pertencente à Auto estrada E-60, foi dividida em 4 lotes principais, tendo a COBA assumido a responsabilidade pelo Traçado Rodoviário (2x2 vias) de 2 destes lotes, com uma extensão total de 30.5 km, sendo eles:

Lote 2 (km 11+500 – km 30+000)

Lote 3 (km 30+000 – km 42+000), (18.5+12).

Estes Lotes incluíram ainda, 5 nós desnivelados, 48 restabelecimentos e 9 pontes.