PT | EN | FR | ES

 

 

TUNÍSIA - REABILITAÇÃO DE BARRAGENS

Foi adjudicado ao consórcio formado pelas empresas Société du Canal de Provence, COBA, AHT e SCET Tunisie, o projecto de reabilitação das barragens tunisinas de Bou Heurtma e de Laroussia, juntamente com a modernização do canal geral de rega Medjerda-Cap Bon que tem origem nesta última barragem. Os trabalhos a realizar incluem ainda a Assistência Técnica e a fiscalização dos trabalhos subsequentes.

O dono da obra é a Direction Générale des Barrages et des Grands Travaux Hydrauliques (DGBGTH), sendo o projecto financiado pela KfW da Alemanha.

O consórcio SCP-COBA-SCET-AHT foi o melhor classificado dos seis consórcios concorrentes tendo sido atribuída à COBA uma das componentes mais significativas dos trabalhos de projecto, o alteamento da barragem de Bou Heurtma e a reparação da barragem de derivação de Laroussia, assim como a chefia técnica do projecto.

A barragem de Bou Heurtma é uma barragem de aterro com 45 m de altura concluída em 1976 que fornece água para rega de 5000 ha de perímetros a jusante. Ao longo dos 50 anos de exploração, a capacidade útil da sua albufeira tem-se vindo a reduzir devido à deposição de sedimentos, passando dos 120 hm³ iniciais para cerca de 90 hm³ actualmente. Um dos objectivos principais do projecto a elaborar pela COBA é a reposição da capacidade original da albufeira, recorrendo à utilização parcial da elevada folga original da barragem, mediante a instalação de um sistema de comportas no descarregador existente.

 

Lx, 31 Ago 2015