PT | EN | FR | ES

 

 

RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE INSTALAÇÕES MINEIRAS EM PORTUGAL

A TETRAPLANO Engenharia, empresa do Grupo COBA, celebrou contrato com a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro para a Revisão do Projeto de Execução correspondente às obras de Descontaminação Química e Radiológica e Requalificação Ambiental na Área das Antigas Oficinas de Tratamento Químico e Edifícios do Antigo Perímetro Mineiro da Urgeiriça.

As obras projetadas para a descontaminação dos vários edifícios - da oficina de tratamento químico (OTQ), do passadiço e edifício de britagem, das oficinas mecânicas, das casas de apoio 2 e 3, do armazém, garagem e escritórios - consistem na descontaminação do solo e subsolo no interior e envolvente dos edifícios, com respetiva reposição de pavimentos, limpeza e descontaminação das estruturas e equipamentos no interior dos edifícios. As obras contemplam ainda a melhoria das condições estruturais dos edifícios e a remoção e selagem de placas de fibrocimento que contenham amianto, numa área total de 4 000 m2.

Prevê-se ainda a construção de um novo edifício com uma área de implantação de 630 m2, associado ao edifício dos escritórios que conservará as respetivas fachadas; este edifício destina-se a ser concessionado para uso como escritórios, ou eventualmente como polo universitário.

Paralelamente será executada uma célula de confinamento dos materiais contaminados com capacidade de 30 000 m3, devidamente isolada com recurso a camadas de argila compactada e geomembrana PEAD, dispondo ainda de sistema de drenagem, de acordo com as soluções típicas neste tipo de estruturas.

Lx, 20 Fev 2015