PT | EN | FR | ES

 

 

 

 

 

 

 

PORTUGAL - NOVA LIGAÇÃO FERROVIÁRIA ENTRE ÉVORA NORTE E ELVAS/CAIA

O Consórcio liderado pela COBA Portugal e constituído ainda pelas empresas TYPSA, TECNOFISIL e GRID foi contratado, após seleção no âmbito do sistema de qualificação lançado pela IP – Infraestruturas de Portugal, SA para prestar serviços relativos à Elaboração do Estudo Prévio, Projeto de Execução e Assistência Técnica da Nova Ligação Ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia (fronteira de Espanha) – Contrato D – Via, Geotecnia e Serviços Afetados.

Esta importante ligação ferroviária integra-se no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas 2014-2020 (PETI3+).

A nova linha a projetar está inserida num corredor com uma extensão de aproximadamente 80 km. A infraestrutura será desenvolvida em via dupla de bitola única (1668 mm), considerando tráfego misto ferroviário e velocidades de projeto de 250km/h, para comboios de passageiros e 120 km/h, para comboios de mercadorias.

Esta ligação ferroviária será eletrificada, dotada de sinalização eletrónica, assegurará a circulação de comboios de mercadorias com 750 m de comprimento e terá caraterísticas que permitam otimizar a capacidade de carga das locomotivas (1 400 t em tração simples). Estão também previstas 3 estações técnicas na linha nova a projetar, com comprimento útil de 750m cada.

Este contrato decorrerá em simultâneo com os Contratos A (Coordenação), B (Instalações Fixas de Tração Elétrica) e C (Obras de Arte e Estruturas Especiais), resultantes de concursos independentes, lançados pela “IP – Infraestruturas de Portugal”, para a mesma Ligação Ferroviária, entre Évora e Elvas/Caia, também em fase de adjudicação a outros consórcios.

 

Lx, 29 Fev 2016