PT | EN | FR | ES

 

 

MOÇAMBIQUE - CRIAÇÃO DE RESILIÊNCIA CLIMÁTICA NA BACIA DO LIMPOPO - BARRAGEM DE MAPAI

Foi recentemente adjudicado, ao Consórcio COBA/CONSULTEC/SALOMON, pela ARA-SUL, os Estudos de Pré-Viabilidade e de Viabilidade para a Criação de Resiliência Climática na Bacia do Rio Limpopo, onde a construção da barragem de Mapai se afigura como uma das soluções mais adequadas.

O local proposto para a barragem de Mapai situa-se 8 km a jusante da confluência do rio Nuanetsi, afluente da margem esquerda do rio Limpopo.

Os grandes objectivos da construção da barragem são a minimização das cheias e a criação de uma reserva estratégica de água que permitirá responder às necessidades de diversos usos (irrigação, pecuária, produção de energia, abastecimento de água às populações, turismo e pesca). A eficácia da resposta da barragem enquanto elemento de criação de resiliência às alterações climáticas será avaliada para diversos cenários, em conformidade com o “Quadro para Segurança da Água e Desenvolvimento Resiliente às Alterações Climáticas” estabelecido pela União Africana.

A COBA desenvolverá os estudos relativos às alterações climáticas, os estudos de pré-viabilidade e de viabilidade da barragem de Mapai assim como da central hidroeléctrica.

 

Lx, 29 Fev 2016