PT | EN | FR | ES

 

 

MODERNIZAÇÃO DO PERÍMETRO IRRIGADO DO SORRAIA EM PORTUGAL

A COBA Portugal está a realizar o Estudo Prévio do Projeto de Modernização do Bloco III para a Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia.
O Aproveitamento Hidroagrícola do Vale do Sorraia foi construído no período de 1951/59, tendo como finalidade principal a rega de 15 365 hectares. A área do perímetro inclui dois grandes armazenamentos de água para rega e produção de energia: a barragem do Maranhão, na ribeira de Seda e a barragem de Montargil, na ribeira de Sôr.

Todo o Aproveitamento foi concebido e equipado numa ótica de transporte, distribuição e rega, ao nível da parcela, por gravidade através de uma rede de distribuidores e regadeiras em canal. Este modo de funcionamento implica elevadas perdas de água em alguns períodos e défices de água noutros períodos, o que obriga a uma gestão complicada da água e de todas as infraestruturas.

A área em estudo beneficiada pelo Bloco III localiza-se no concelho de Mora, freguesias de Mora, Pavia e Cabeção, no distrito de Évora. A modernização do Bloco III consiste essencialmente na adaptação do atual sistema de distribuição de água para rega visando uma poupança no consumo de água e de energia e de mão de obra, através da instalação de uma rede de rega a pedido e em pressão. A área beneficiada pelo Bloco III é de 1 051 ha.

As infraestruturas que contemplam a modernização do Bloco III são as seguintes:

  1. estação elevatória na margem esquerda da albufeira do Açude do Gameiro na ribeira da Raia, com uma altura manométrica de 55 m, composta por 6 grupos eletrobomba de coluna vertical e de um sistema de filtração;
  2. rede de rega composta por condutas enterradas de betão e PEAD numa extensão de 21 km, com diâmetros compreendidos entre 110 e 1400 mm, por 83 hidrantes e 129 bocas de rega;
  3. rede viária que contempla a reabilitação de quatros caminhos agrícolas numa extensão total de 5,4 km, e;
  4. sistema de monitorização, automatização e telegestão.

 

Lx, 31 Mai 2015