PT | EN | FR | ES

 

 

PORTUGAL – OBRAS DE REABILITAÇÃO GEOTÉCNICA EM AUTOESTRADAS EM OPERAÇÃO

Desde 2010 que a COBA Portugal tem vindo a desenvolver para a Brisa Concessão Rodoviária S.A. (BCR), através da Brisa Engenharia e Gestão S.A. (BEG), uma série de projetos de estabilização de taludes, no âmbito do seu programa de Estudos e Projetos associados à manutenção das condições de segurança e qualidade de serviço da rede de autoestradas de que é Concessionária. Trata-se de uma atividade em que a confiança depositada por essas entidades tem sido aprofundada pela qualidade das soluções desenvolvidas e pelo respeito escrupuloso dos prazos contratualizados.

São projetos de âmbito essencialmente geotécnico mas que requerem normalmente o apoio interdisciplinar das especialidades de drenagem, pavimentação, equipamentos, serviços afetados, e nos quais participam outras empresas do Grupo COBA, nomeadamente a LandCOBA e a Tetraplano.

Os serviços contratados incluem normalmente o diagnóstico das instabilizações baseado na realização de trabalhos de campo (geotécnicos e topográficos) e a elaboração de um Estudo Prévio com base no qual se desenvolve o Projeto de Execução da solução escolhida, incluindo Medições, Caderno de Encargos e Dossier de Exploração. Todas as obras têm Assistência Técnica do projetista durante a sua execução, incluindo muitas vezes a análise das leituras de instrumentos de auscultação, as quais se iniciam normalmente antes das obras e se prolongam pelo período de garantia das mesmas.

As obras geotécnicas desenvolvidas são muito variadas, função das condicionantes locais (topográficas, geológico-geotécnicas e de ocupação envolvente), tendo sido projetados muros de contenção em gabião, paredes ancoradas apoiadas em estacas, muros de betão com microestacas e soluções envolvendo jet-grouting.

Estes projetos exigem uma estreita interação com as equipas da BEG / BCR ao nível da avaliação das soluções de projeto e da sua segurança em fase de construção, bem como um acompanhamento das atividades no local.

Entre os vários projetos / estudos desenvolvidos nos últimos anos para a BEG / BCR referem-se os seguintes:

A2 – Sublanço Almodôvar / São Bartolomeu de Messines. Estabilização do Aterro situado entre o km 218+700 e o km 218+800 (sentidos S/N e N/S);


A1 – Sublanço Fátima / Leiria. Estabilização do Talude de Escavação do Ramo B do Nó de Leiria (km 129+450, S/N);


A1 – Sublanço Carvalhos / Sto. Ovídio. Estabilização de Talude de Escavação do Ramo E do Nó de Carvalhos (km 293+000, N/S);


A1 – Sublanço Alverca / V.F.Xira II. Estabilização de Talude de Escavação (km 19+700, N/S);


A14 – Autoestrada Figueira da Foz / Coimbra (Norte). Sublanço Nó da EN335 / Nó de Ançã. Estabilização do Talude de Aterro ao km 32+600. Estudos de caracterização geotécnica e diagnóstico;


A14 – Autoestrada Figueira da Foz / Coimbra (Norte). Sublanço Santa Eulália / Montemor-o-Velho. Estabilização de Talude de Aterro (km 14+900, O/E).


Lx, 31 Mai 2016