PT | EN | FR | ES

 

 

ANGOLA - APROVEITAMENTO HIDROELÉCTRICO DE LUACHIMO

Em breve, iniciar-se-ão as obras e a instalação de equipamentos para a Reabilitação e Reforço de Potência do Aproveitamento Hidroelétrico de Luachimo, no rio do mesmo nome, junto ao Dundo, na província da Lunda Norte, no nordeste de Angola.

Construído na década de 50 para fornecer energia eléctrica à cidade do Dundo e áreas mineiras próximas, é constituído por barragem, circuito hidráulico e central com 8,8 MW de potência instalada.

No anteprojecto para a Reabilitação e Reforço de Potência, elaborado pela COBA em 2013, foram optimizados os recursos hídricos disponíveis no rio Luachimo tendo sido preconizado o abandono da central existente, a construção de um novo circuito hidráulico com capacidade para 240 m3/s – quatro vezes a capacidade actual – e a construção de uma nova central equipada com quatro grupos de 8,2 MW cada.

Estão incluídas na empreitada a reabilitação das restantes infraestruturas e equipamentos do aproveitamento.

A produtibilidade média anual do aproveitamento, após o reforço de potência, será de 260 GWh, 3,6 vezes superior à atual.

O anteprojeto desenvolvido pela COBA é a base para a contratação da empreitada adjudicada pelo Governo de Angola, através do Ministério da Energia e Águas e do GAMEK e cuja execução vai ser iniciada a curto prazo.

Durante a fase de execução da Reabilitação de Luachimo, a COBA vai iniciar um novo contrato para dar a sua colaboração ao Dono da Obra na elaboração do projecto de execução das obras de construção civil e na aprovação dos documentos dos equipamentos a incorporar no aproveitamento.

Este aproveitamento integrará a futura Rede Eléctrica do Sistema Leste a 220 kV Dundo – Lucapa – Saurimo – Luena.

Ao longo do seu percurso, além do Aproveitamento de Luachimo, o Sistema Leste irá receber a energia produzida por diversas centrais hidroeléctricas entre as quais o Aproveitamento de Chicapa I (16 MW), já existente, o de Chicapa II (31,2 MW) com projecto concluído, o de Chiumbe-Dala (12,4 MW), presentemente em construção, bem como das centrais térmicas existentes no Dundo, em Saurimo e em Luena.

Nos últimos anos, a COBA desenvolveu para o MINEA, para além dos estudos e projectos do Luachimo, os estudos de Chicapa II e de Chiumbe-Dala, bem como os da Rede Eléctrica a 220 kV Dundo-Luena da Rede Eléctrica a 60 kV Dundo-Lucapa e Redes de Distribuição associadas.


 

Lx, 31 Mai 2016