BRASIL - INICIO DOS TESTES DO “MARCO 1” DO RAMAL DO AGRESTE

 

Em fevereiro último deu-se inicio aos testes do “Marco 1” do Ramal do Agreste, com a presença do Presidente Jair Bolsonaro. O acionamento das comportas do primeiro trecho (Marco 1) no reservatório de Barro Branco em Sertânia, Pernambuco, possibilitou o início dos testes e o enchimento do sistema adutor até ao Reservatório de Negros.

Após sair de Barro Branco, a água passa por oito trechos de canais, quatro sifões e três túneis, que somam 37,4 km, até chegar ao Reservatório de Negros, que tem capacidade de armazenar 14,7 hm3. Toda esta infraestrutura integra o Marco 1 do Ramal do Agreste, que ainda é composto por mais dois trechos. Prevê-se que até ao final deste ano se conclua o empreendimento.

No total, o Ramal do Agreste tem 70,8 km de extensão e uma capacidade de transporte de 8 m3/s. Quando finalizado, conduzirá a água do Eixo Leste do Projeto São Francisco, que está em pré-operação desde 2017, até à região de maior escassez hídrica de Pernambuco, com cerca de 2,2 milhões de pessoas, distribuídas por 68 municípios.

Durante o período de execução da obra, a COBA elaborou para o empreiteiro o Projeto de Execução dos canais, sistema de drenagem, sifões, sistema viário e barragens, modelação hidráulica do sistema adutor, bem como o manual de procedimentos de operação e manutenção.

 

Lx, 27 Abr 2021