IN MEMORIAM - PROFESSOR JOAQUIM LAGINHA SERAFIM

100º Aniversário do seu nascimento

No passado dia 12 de Janeiro cumpriram-se 100 anos do nascimento de Joaquim Laginha Serafim, Medalha de Ouro da Ordem dos Engenheiros, distinção atribuída pela sua ação e mérito excecional, a nível nacional e internacional, para o progresso e prestígio da Engenharia Portuguesa.

Laginha Serafim foi, logo no início da sua carreira, um dos investigadores mais conceituados do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, no domínio das barragens, tendo, ainda antes dos seus 40 anos, participado com alguns dos então mais competentes engenheiros portugueses no movimento de formação de gabinetes independentes de engenharia, vindo a liderar a fundação da COBA, em 1962.

Sob a sua direção, a COBA cedo iniciou a internacionalização da sua atividade, sempre privilegiando a competência técnica dos seus quadros e a diversificação para vários domínios da engenharia.

São muitas as marcas deixadas pelo Professor, exemplo de sagacidade e de exemplaridade na liderança da equipa que conduziu a empresa durante quase três décadas, garantindo a sua sustentabilidade e assegurando ainda condições de transição suave para o período seguinte à sua retirada da vida profissional na empresa.

Deixou igualmente várias lições às gerações de gestores que se lhe seguiram: Pensar grande, com audácia, fomentando sempre a competência, promovendo o espírito de equipa, a capacidade de inovação e o rejuvenescimento dos Quadros e Dirigentes.

 

O Conselho de Administração da COBA

 

Lx, 26 Fev 2021