PORTUGAL - A PROPOSTA DA COBA/PONDIO/ARCHITECTURE ET OUVRAGES D'ART (LAVIGNE ET CHERON)/MICHEL VIRLOGEUX ENTRE AS TRÊS SELECIONADAS PARA A SEGUNDA FASE DO CONCURSO INTERNACIONAL DA NOVA PONTE DO DOURO

A proposta do consórcio liderado pela COBA para a nova ponte do Metro do Porto, ligando Porto e Gaia, está entre os três finalistas de concurso público internacional que reuniu 27 participantes nacionais e internacionais e, citando o Sr. Ministro do Ambiente, “constituiu o mais desafiante concurso de pontes que houve no mundo”.

Esta nova infraestrutura servirá exclusivamente a nova linha do Metro do Porto para Gaia, ligando o Campo Alegre ao Arrábida Shopping e não terá trânsito rodoviário, oferecendo para além da mobilidade através do metro ligeiro, ciclovias e trânsito pedonal.

A solução apresentada caracteriza-se pelo arco intermédio que se sobrepõe ao tabuleiro, constituindo um arco central único, ligeiro e aéreo, que preserva as transparências e as perspetivas sobre o rio e sobre a Ponte da Arrábida.

Cumprindo os requisitos da não existência de pilares no rio, o arco tem um vão de 400 metros, enquanto o arco da vizinha ponte da Arrábida atinge os 270 metros. Trata-se de uma estrutura essencialmente metálica, apresentando apenas os pilares na encosta em betão e o tabuleiro misto em aço-betão.


 

Lx, 20 Out 2021