José Pedro Soeiro
Vogal não Executivo da Coba Holdings


José Pedro Soeiro é mestre em Economia e Finanças pela NOVA SBE. Concluiu o Global CEO Program, conduzido em conjunto pela Wharton Business School, Universidade da Pensilvânia, IESE Business School Barcelona e China International Business School (CEIBS), em Xangai.

Experiência Profissional

Mais de 25 anos de experiência no desempenho de funções de alto cargo e investidor em mercados emergentes. Desenvolveu uma grande parte da sua carreira ao serviço da Deloitte, onde se tornou sócio, tendo-se especializado no sector financeiro. A sua principal missão consistiu, essencialmente, na criação ou implementação de transformações nas estruturas de instituições financeiras, em particular na América Latina, em África e Médio Oriente.

Em 2006, cessou funções na Deloitte e tornou-se fundador e CEO de um grande Grupo Holding com investimentos em África e na Europa, atuando no domínio das infraestruturas, desenvolvimento urbano, imobiliário, gestão de resíduos, energia e engenharia, funções que desempenhou até 2014. Ao longo desse período, desenvolveu uma carreira empresarial de sucesso enquanto assumia cargos de consultoria de maior responsabilidade, em particular no domínio da monitorização estratégica e consultoria especial a equipas executivas.

Desde 2015 é membro não executivo do conselho de administração da COBA Holdings S.A, sendo também administrador não executivo de várias outras empresas de grande dimensão. Mantém igualmente um portfolio de investimentos ativos no sector dos média, desenvolvimento imobiliário, industrias e gestão de ativos.

Além da vasta experiência nas áreas da macroeconomia, serviços estratégicos e de consultoria, conta com vários anos de experiência adquirida no meio empresarial, em diversos setores e diferentes pontos do ciclo económico. Consequentemente, um dos seus pontos fortes reside na sua capacidade em interpretar rapidamente os pontos-chave do negócio, identificar e antecipar os riscos e na sua capacidade em conceber soluções práticas, de forma célere.