Fernando Prioste, CEO da COBA em entrevista ao Jornal de Negócios

 

 

 

 

Fernando Prioste, CEO da COBA em entrevista ao Jornal de Negócios, entre outros temas, lamentou a dificuldade em contratar no mercado nacional, dada a escassez de oferta formativa de engenheiros, e admite que a empresa já está a perder dinheiro em alguns contratos.

 

 

 

z

 

Leia aqui as entrevistas

 

 

 

Lx, 06 Jul 2022

 

Grupo COBA presente no 27º Congresso CIGB-ICOLD 2022

 

 

 

O Grupo COBA esteve presente no 27º Congresso CIGB-ICOLD 2022 que se realizou em Marselha de 27 de Maio a 3 de Junho de 2022.

Nesta ocasião, foi também realizada uma reunião dos representantes das instituições lusófonas, em que estiveram presentes colegas de Portugal, Moçambique e Brasil.

 

 

 

Lx, 22 Jun 2022

 

PORTUGAL - COBA Participa no Projeto Cápsula do Tempo

 

Com a finalidade de promover a geotecnia portuguesa perante as outras sociedades/mercados internacionais a SPG (Sociedade Portuguesa de Geotecnia) participa no Projeto Cápsula do Tempo (PCT), promovido pela Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE).

Encontra-se a ser compilado um vasto conjunto de informação sobre a história, os pilares e os projetos mais relevantes da Geotecnia em Portugal.

O Grupo COBA está presente com 1 ficha de empresa (em português e inglês), 7 fichas de projetos em inglês e 10 em português. Para conhecer este projeto poderá consultar o site Time Capsule Project.

 

z

 

Time Capsule Project

 

Lx, 20 Mai 2022

 

PORTUGAL - COBA ganha Avaliação Ambiental Estratégica do Novo Aeroporto de Lisboa

 

 

A COBA - Consultores de Engenharia e Ambiente e a espanhola INECO - Ingeniería Y Economía Del Transporte, venceram o concurso púbico para a realização da Avaliação Ambiental Estratégica ao plano de ampliação da capacidade aeroportuária na região de Lisboa.

O estudo vai avaliar três soluções possíveis para o aumento da capacidade aeroportuária na região de Lisboa: o atual aeroporto Humberto Delgado como principal com um aeroporto complementar a construir no Montijo, o aeroporto do Montijo como principal e o atual Humberto Delgado como complementar, ou ainda a construção de um novo aeroporto a construir em Alcochete (no atual Campo de Tiro) e que faseadamente substituísse definitivamente o atual aeroporto de Lisboa.

 

 

Lx, 29 Abr 2022

 

MOÇAMBIQUE - Workshop na ANE - Grupo COBA participou

 

 

O Grupo COBA foi convidado pela ANE, Administração Nacional de Estradas de Moçambique a realizar um Workshop sob o tema ”A engenharia ao serviço dos projectos de construção e reabilitação de estradas em Moçambique”.

O evento decorreu entre os dias 21 e 22 de Abril no anfiteatro da ANE, tendo participado as empresas COBA Portugal, Consulstrada e LandCOBA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lx, 27 Abr 2022

 

O Grupo COBA presente no "The Energy Year Angola 2022"

 

 

 

Fernando Prioste, CEO do Grupo COBA, conversa com The Energy Year sobre o potencial de Angola na implementação de projetos de pumped-storage e soluções de hidrogénio.

À medida que Angola desenvolve uma indústria de energia robusta, salienta o papel importante que o Grupo COBA pode desempenhar no desenvolvimento do país.

 

 

 

 

z

 

Leia no link

 

Lx, 21 Abr 2022

 

ANGOLA - Plano Director do Luena

 

A COBA iniciou a missão de campo de diagnóstico da situação existente compreendendo reuniões com instituições locais, visitas aos bairros das cidades, consultas públicas e inquéritos para posteriormente poder suportar a “Elaboração dos Planos Diretores de Saneamento Participativos e as Especificações Técnicas dos Processos de Concurso das cidades de Luena, N'Dalatando, Cuito e Huambo, alinhados com a abordagem CWIS (Citywide Inclusive Sanitation)”.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Artelia e Águas de Portugal e é de especial importância para as populações das cidades em estudo, assegurando o futuro acesso a condições de saneamento adequadas.

 

 

 

 

Lx, 07 Abr 2022

 

SENEGAL - Grupo COBA no 9º Fórum Mundial da Água

 

 

O Grupo COBA participou no 9º Fórum Mundial da Água que decorreu de 21 a 25/03/2022 em Dakar, Senegal, subordinado ao tema “Segurança da Água para a Paz e Desenvolvimento”, em que estiveram presentes o Engº António Pereira da Silva e o Engº Vicente Rodrigues, integrados na representação oficial Portuguesa organizada pela Embaixada de Portugal e o AICEP. Neste importante evento a nível mundial, estiveram presentes o Ministro do Ambiente e várias instituições públicas Portuguesas do setor da água, assim como uma extensa delegação dos PALOP.

A COBA teve uma presença de destaque no Pavilhão de Portugal, tendo participado numa sessão que incluiu a apresentação das valências da empresa no setor da água, com especial enfoque na experiência na região da África Oeste, a que assistiram alguns dos principais clientes da região no setor da água. A COBA colaborou também na apresentação dos resultados do Plano de Recursos Hídricos do Rio Gâmbia, estudos elaborados em Consórcio, realizada no Pavilhão da OMVG (Organisation pour la Mise en Valeur du Fleuve Gambie).

Neste âmbito foram desenvolvidos e consolidados múltiplos contactos com atuais e potenciais clientes e parceiros na região, quer no âmbito do Fórum quer através de visitas a instituições e empresas sediadas em Dakar.

 

z

 

veja aqui o vídeo institucional da COBA

 

 

 

Lx, 29 Mar 2022

 

ANGOLA - Caracterização final. Ensaios de caracterização funcional e estrutural (classificação PCN) da pista 07-25 do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro em Luanda

 

 

Em parceria, a COBA Angola e a CONSULSTRADA, realizaram durante o presente mês , ensaios de carga com o equipamento Deflectómetro de Impacto (HWD) e ensaios de medição do coeficiente de atrito em contínuo com o equipamento GripTester, no pavimento da pista.

Os trabalhos inserem-se no âmbito da Fiscalização da Empreitada de Reparação dos Pavimentos em Zonas Pontuais e Bermas das Pistas e Caminhos de Circulação do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda.

Como forma de dinamizar a partilha de conhecimento de experiências profissionais, esta ação foi acompanhada por alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto.

 

 

Lx, 24 Mar 2022

 

PORTUGAL - I CONGRESSO DE DIREITO DA CONSTRUÇÃO - 10 E 11 DE MARÇO 2022

 

 

 

 

 

 

 

A COBA fez a sua intervenção na primeira manhã do congresso com a temática Contratos Públicos de Serviços de Engenharia: desafios e oportunidades, apresentada pelo Eng.º Alexandre Portugal. Estes dois dias constituem um momento fundamental dedicado à reflexão e ao debate sobre os temas mais relevantes da indústria da construção, numa ótica assumidamente multidisciplinar. Para além de juristas, juntam-se promotores, gestores, engenheiros e projetistas, ou seja, os profissionais que se dedicam à construção, para que seja possível uma visão 360º.

 

 

 

 

 

 

 

Lx, 10 Mar 2022

 

PORTUGAL - ADJUDICADOS DOIS NOVOS TRABALHOS NA ÁREA DA INDÚSTRIA EXTRATIVA

 

 

 

 

 

 

Foram recentemente adjudicados à COBA dois novos trabalhos na área da Indústria Extrativa, que reforçam a experiência e competências do Grupo COBA nesta área de atividade, nos mercados Nacional e Internacional:

• Atualização do plano de fecho da mina de Neves Corvo (Portugal).

• Manual de Operações e de Observação das barragens de rejeitados da mina de Sierra Rutile (Serra Leoa).

 

 

 

 

 

 

 

 

Lx, 03 Mar 2022

 

O GRUPO COBA EDITA GUIA PARA A CPT

 

 

 

 

O Grupo COBA patrocinou a edição do "Guia de Boas Práticas de Segurança e Saúde a adotar na construção de obras subterrâneas", promovido pela Comissão Portuguesa de Túneis e do Espaço Subterrâneo da Sociedade Portuguesa de Geotecnia.

Esta iniciativa envolveu o Grupo de Trabalho de Segurança e Saúde da respetiva Comissão, visando complementar a legislação existente na matéria. Este Guia pode ser consultado gratuitamente na página web da CPT.

 

z

 

Guia de Boas Práticas de Segurança e Saúde a adotar na construção de obras subterrâneas

 

 

 

 

 

 

 

Lx, 07 Fev 2022

 

PORTUGAL - COBA INTEGRA O PROJETO MOBILIZADOR PARA A REVOLUÇÃO DIGITAL DA CONSTRUÇÃO

 

 

O Projeto Mobilizador “Digital Construction Revolution - REV@CONSTRUCTION” tem como princípio base a concretização da Transformação Digital das empresas do setor AEC, com o objetivo de promover a sua competitividade e crescimento sustentável, assim como um alinhamento estratégico com o setor a nível europeu.

A estratégia do Projeto Mobilizador REV@CONSTRUCTION centra-se na Digitalização do setor AEC, com o objetivo de aumentar a sua competitividade internacional.

 

 

 

z

 

informação do projeto REV@CONSTRUCTION

 

Lx, 03 Jan 2022