PORTUGAL - GRUPO COBA NA HYDRO 2019 - PORTO
O Grupo COBA participou com uma exposição técnica e várias comunicações na Conferência HYDRO 2019. O evento reuniu participantes de cerca de 80 países e decorreu no Porto entre 14 e 16 de Outubro no Centro de Congressos Alfândega.
No seu vasto programa de comunicações, abordando os tópicos mais relevantes que o setor atualmente enfrenta, a COBA integrou vários painéis temáticos com 4 apresentações envolvendo projetos e experiências do Grupo.
No primeiro dia o engenheiro Gonçalo Mateus apresentou a comunicação “General Layout and Construction Challenges at the Caculo Cabaça Hydropower Project”, seguindo-se também nesse mesmo dia o engenheiro António Amador expondo o tema “The Application of BIM Methodology for the Kholombidzo Feasibility Study”.
No segundo dia os engenheiros Maria João Calejo e Júlio Arsénio apresentaram o estudo “Building Climate Resilience at Mapai Dam in the Limpopo River Basin, Mozambique: Coping with Climate Change, Flood, Droughts and Demands for Energy and Water”, seguindo-se a dissertação do engenheiro Paulo Soares, sobre o tema “Technical Challenges of the Refurbishment and Capacity Increase of the Luachimo Hydropower Scheme”.
Agradecimentos
O Grupo COBA agradece o esforço e empenho dos colegas envolvidos nesta ação, nomeadamente os co-autores das comunicações, M.C. Costa, A. Santo, A. Morgado, A. Chico – GAMEK/Angola, P. Serra, B. Santana, A. Pereira da Silva, K. Lungu - Ministério da Energia/Malawi, A. Mendes, M.G.P. Correia, J.L. Teixeira - Universidade de Lisboa, V.R. Gama, F.J. Naguindas e J. Garcia da Costa – GAMEK/Angola.
Lx, 21 Out 2019
MOÇAMBIQUE - OPERAÇÃO EMBOMDEIRO POR MOÇAMBIQUE
Como foi noticiado em julho, o Grupo COBA, no âmbito da sua Responsabilidade Social para com as populações nos mercados onde atua, participa na “Operação Embondeiro por Moçambique” coordenada pela Cruz Vermelha Portuguesa.
Trata-se de uma operação de solidariedade de instituições e empresas portuguesas tendo por objetivo a Reconstrução do Centro de Saúde Urbano de Macurungo, um bairro da cidade da Beira, afetado pelo furacão Idai que atingiu em junho a região centro de Moçambique.
A reabilitação inclui o aumento da capacidade do edifício da Maternidade, a reorganização do edifício do Atendimento Externo e a construção de um novo edifício para a Urgência, Serviço Administrativo e cafetaria.
O Grupo COBA apoia esta operação com a oferta dos serviços de fiscalização e assistência técnica desta obra.
Após três meses de apoio com permanência de colegas no terreno, disponibilizamos este breve registo de imagens, que comprova o avanço de toda a frente de obra.
Lx, 28 Out 2019
PORTUGAL - APLICAÇÃO DO CFD NA COBA
A COBA tem desenvolvido nos últimos anos a capacidade de fornecer serviços de consultoria usando CFD (Computacional Fluid Dynamics). A COBA assim fornece serviços ainda com mais valor acrescentado aos nossos clientes, ajudando-os a tomar decisões mais bem informadas que maximizem a eficiência e a confiança nas soluções projetadas e reduzam os riscos e otimizem os custos de OPEX.
A utilização do CFD é uma ferramenta fundamental para o dimensionamento de estruturas hidráulicas mas igualmente doutros sistemas, como por exemplo sistemas de ventilação.
Lx, 21 Out 2019
MOÇAMBIQUE - COBA ABRAÇA OPERAÇÃO EMBONDEIRO
O Grupo COBA mobilizou, durante o mês de julho, um Engenheiro Sénior para apoiar em permanência a Operação Embondeiro por Moçambique, na zona da Beira.
Este colega coordenará a fiscalização da reconstrução e melhoramento da Unidade Sanitária de Macurungo, que incluirá o Centro de Saúde e a Maternidade.
A missão será operacionalizada pela Cruz Vermelha Portuguesa que a executará com recurso a donativos.
O Grupo COBA alarga desta forma as fronteiras da sua Política de Responsabilidade Social, reforçando assim o seu histórico relacionamento com Moçambique.
Desejamos a todos os envolvidos o maior sucesso.
Estamos juntos!
Lx, 31 Jul 2019
PORTUGAL - CONFERÊNCIA DE ALTO NÍVEL
O CEO do Grupo COBA, Eng. Fernando Prioste, foi convidado para participar na mesa redonda subordinada ao tema: “O Setor da Água em Portugal - Experiência e investimento”, na Conferência de Alto Nível organizada pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério das Finanças.
Esta Conferência foi organizada com o objetivo de aumentar a visibilidade e o conhecimento sobre o Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (AIIB), instituição da qual Portugal é acionista deste 2016 e que visa promover o desenvolvimento económico e a integração regional da Ásia e do Pacífico, através de financiamento de projetos de infraestruturas na região.
Lx, 24 Mai 2019
PORTUGAL - ACOMPANHAMENTO E GESTÃO DE RISCOS EM ENCOSTAS (ILHA DA MADEIRA)
A COBA S.A. iniciou recentemente para a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas – Laboratório Regional de Engenharia Civil da Região Autónoma da Madeira, a prestação de serviços relativa ao Acompanhamento e Gestão de Riscos em Encostas - Análise de Estabilidade de Taludes.
Participou também neste trabalho a LandCOBA, com recurso a tecnologia LiDAR para um levantamento topográfico detalhado e com precisão das encostas, objeto da intervenção.
Lx, 24 Mai 2019
NAMÍBIA – HYDROPOWER ÁFRICA 2019
O Grupo COBA esteve presente na conferência internacional HydroPower África 2019 que se realizou em Windhoek, Namíbia, no início do mês de abril. A representação foi assegurada por 4 colegas do Grupo.
Lx, 24 Mai 2019
HOMENAGEM AO PROFESSOR RICARDO OLIVEIRA
Na 11ª Reunião Anual, realizada no final de março de 2019, no LNEC, em Lisboa, a Associação Portuguesa de Geólogos (APG) promoveu uma homenagem ao Professor Ricardo Oliveira, que apresentou uma conferência subordinada ao tema "A importância da Geologia em Obras de Engenharia”.
A APG pretendeu deste modo destacar o contributo excecional na consolidação e projeção internacional da Geotecnia, tendo também convidado como orador para esta homenagem o Dr. Raul Pistone.
O Grupo COBA sentiu esta homenagem com orgulho pela sua carreira excecional, personalidade, pelo modo apaixonado com que viveu e vive a engenharia, cativante, inspirador, dedicado, perspicaz, rigoroso, elegante e otimista.
Lx, 24 Mai 2019
JOBSHOP (ISA)
No passado dia 15 de abril, o Grupo COBA foi convidado para estar presente na mesa do Jobshop@ISA 2019, realizado no Instituto Superior de Agronomia (ISA) em Lisboa.
Esta iniciativa, visa a aproximação da Universidade às Empresas, permitindo aos estudantes uma interação direta com os futuros empregadores. O painel de convidados foi variado, desde as áreas mais industriais ou de produção à área de projeto de engenharia, representada pelo Grupo COBA.
Estiveram presentes as colegas Maria João Calejo e Madalena Fernandes.
Lx, 24 Mai 2019
PORTUGAL - DUPLICAÇÃO / REQUALIFICAÇÃO DO IP3
A COBA S.A. lidera o consórcio adjudicatário da realização do Projeto de Execução da Duplicação / Requalificação do IP3, entre o Nó de Souselas (IC2) e o Nó de Viseu (A25), numa extensão total de cerca de 79 km. O contrato envolve estudos nas fases de Projeto Base, Projeto de Execução e Estudos Ambientais, que decorrem ao longo de 620 dias, seguindo-se as intervenções correspondentes à Assistência Técnica à obra. Esta requalificação, há muito reclamada pelos autarcas e populações locais e agora assumida pelo Governo como prioritária, visa aumentar a capacidade de circulação e melhorar as características de segurança rodoviária deste lanço do IP3. A duplicação das vias nos dois sentidos corresponderá a um perfil de autoestrada em cerca de 85% do traçado, prevendo-se ainda a incorporação de um sistema inteligente de comunicações e alertas entre a gestão da circulação e os utentes. O projeto envolve o estudo da geometria dos 22 nós e das 94 obras de arte existentes. Contempla ainda uma nova variante na travessia de Santa Comba Dão, que incluirá o estudo de uma nova ponte de grande vão, sobre o rio Dão. Os estudos ambientais incluem a realização e um Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) na fase de Projeto Base, ao qual se segue a elaboração do Estudo de Impacte Ambiental (EIA). Em fase de Projeto de Execução será elaborado o Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE).
Lx, 22 Mar 2019
PORTUGAL – CIRCUITO HIDRÁULICO DE LIGAÇÃO À ALBUFEIRA DO MONTE DA ROCHA
A COBA S.A. e a Tetraplano estão a realizar o Projeto de Execução e Estudo de Impacte Ambiental do Circuito Hidráulico de Ligação à Albufeira do Monte da Rocha e do Bloco de Rega da Messejana. Os levantamentos topográficos das obras a construir e cadastro serão realizados pela LandCOBA. Este projeto advém da necessidade de reforço de recursos hídricos da albufeira do Monte da Rocha - importante fonte de abastecimento de água aos concelhos adjacentes bem como ao Aproveitamento Hidroagrícola do Alto Sado - que vem estando recorrentemente nos seus níveis mínimos face à reduzida pluviometria e às elevadas solicitações de água, permitindo, ao mesmo tempo, beneficiar diretamente mais 3 500 hectares de regadio em serviço de percurso. O circuito hidráulico contempla as seguintes infraestruturas principais:- captação e estação elevatória a construir junto ao reservatório R3 de rio de Moinhos;
- conduta elevatória e reservatório da Messejana;
- adutor de ligação à albufeira do Monte da Rocha, incluindo ligação ao canal de rega, a jusante da barragem e ligação à ETA do Monte da Rocha (AgdA);
- sistema de filtração em pressão;
- rede de rega para cerca de 3 500 ha;
- integração e remodelação da barragem dos Miguéis; sistema de automação e telegestão; rede viária; e rede de drenagem.
Lx, 22 Mar 2019
MOÇAMBIQUE - NOVO PROJETO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA À FÁBRICA DA MOZAL
A COBA S.A. encontra-se a desenvolver, em consórcio, o Estudo de Viabilidade do Sistema Alternativo de Abastecimento de Água à MOZAL, S.A., fábrica de fundição de alumínio, localizada na cidade de Matola na província de Maputo.
O sistema em estudo tem origem numa estação dessalinizadora construída recentemente no cais da MOZAL, que irá constituir uma fonte de água alternativa à Fábrica da MOZAL. O projeto consiste numa estação elevatória junto da estação dessalinizadora e uma conduta adutora com cerca de 18 km de comprimento, com capacidade para um caudal de 2 000 m3/dia. O traçado da conduta tem um troço intermédio, com cerca de 7 km submerso, instalado ao longo do leito do rio Matola. O restante trajeto da conduta será instalado de forma convencional ao longo das margens do rio até às instalações da MOZAL.
Lx, 22 Mar 2019
PORTUGAL - ESTUDO DE APOIO À DEMOLIÇÃO DAS CHAMINÉS DA CENTRAL TERMOELÉTRICA DE SETÚBAL
A COBA S.A. concluiu no final de fevereiro o estudo estrutural para apoio à demolição por derrubamento com recurso a explosivos das chaminés da Central Térmica de Setúbal, com cerca de 200 m de altura. O estudo consistiu na verificação da segurança das chaminés no decorrer dos trabalhos de pré enfraquecimento estrutural na base e na verificação das condições que assegurem o colapso por derrubamento das estruturas das mesmas após a detonação.
Lx, 22 Mar 2019
GUINÉ-BISSAU - APROVEITAMENTO HIDROELÉTRICO DO SALTINHO
Decorridas quase três décadas, a COBA regressa à Guiné-Bissau após uma bem-sucedida negociação do contrato com a OMVG (Organisation pour la Mise en Valeur du Fleuve Gambie) para a elaboração do Estudo de Viabilidade Económico-Financeiro e do Anteprojeto Detalhado da Central Hidroelétrica do Saltinho, no rio Corubal, com financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento (em Consórcio liderado pela COBA).
Lx, 18 Mar 2019