GUINÉ-BISSAU - Aproveitamento Hidroelétrico do Saltinho

Nos dias 1 e 2 de novembro de 2023, realizou-se o workshop final do projeto e estudo de impacte ambiental do AH Saltinho em Bissau, envolvendo os representantes da OMVG (o Cliente), as delegações dos países membros da OMVG, a Unidade de Gestão do Projeto (UGP), os financiadores (AfDB e UNIDO) e o Consórcio COBA / ARTELIA.

O AH Saltinho, previsto com uma potência de 21,2 MW, situa-se no rio Corubal, a cerca de 170 km da cidade de Bissau. Este aproveitamento será integrado no Sistema de Produção e Transporte da OMVG, através de uma ligação à rede de transporte de energia de 225 kV que interliga os quatros países membros: Guiné-Bissau, Senegal, República da Guiné e Gâmbia.

A cerimónia de abertura contou com a presença do Ministro dos Recursos Naturais do Governo da Guiné-Bissau, Dr. Hotna Cufuk Doha e do Secretário Geral da OMVG, Dr. Daouda Sow. Ambos salientaram a importância do AH Saltinho no projeto regional de transmissão e produção de energia promovido pela OMVG.

O Grupo COBA foi representado pelos colegas António Amador, Cristina Simões e Hugo Custódio.

 

 

z

 

veja aqui a notícia do Telejornal da Televisão da Guiné-Bissau

Lx, 14 Nov 2023

 

ESCÓCIA - Hydro 2023

O Grupo COBA participou na Conferência e Exposição Internacional HYDRO 2023 realizada entre os dias 16 e 18 de outubro em Edimburgo, na Escócia, fazendo-se representar por António Pereira da Silva, Júlio Arsénio, Bárbara Santana e André Mendes.

Ficou a cargo de Júlio Arsénio a apresentação do artigo "A multi-disciplinary tool for inventory and classification of pumped storage sites", elaborado em coautoria com António Pereira da Silva e André Mendes, onde se descreve uma metodologia multidisciplinar para identificação e análise automática de locais com potencial para implementação de Centrais Hidroelétricas Reversíveis para armazenamento de energia (PHES - Pumped Hydro Energy Storage / STEP - Stations de Transfert d'Energie par Pompage). Foi programada uma ferramenta em ambiente SIG, com o apoio da LandCOBA, baseada num algoritmo que integra análises de engenharia, de viabilidade económica e com aplicação de análises multicritérios para a constituição de portfólios hierarquizados de PHES à escala nacional ou regional, aplicável na tomada de decisão por parte de Autoridades, Donos de Obra e Investidores.

Lx, 02 Nov 2023

 

PORTUGAL - Dias das Multilaterais

O Grupo COBA esteve presente no Business Opportunities Forum promovido pelo Grupo de Trabalho das Multilaterais (AICEP e GPEARI) que reúne em Lisboa altos responsáveis de várias instituições financeiras multilaterais (AIIB, ADB, BEI, CAF, CEB, EBRD, IDB e WB) e as empresas nacionais.

O evento incluiu a realização de vários workshops sobre o funcionamento das entidades financiadoras presentes, com enfoque nas oportunidades de negócio associadas à reconstrução da Ucrânia e Países Vizinhos, à Governança/Assistência Técnica e Consultadoria a Governos, a Infraestruturas Sustentáveis e às áreas do Digital e da Conectividade.

A convite da organização a COBA esteve representada pelos colegas Alexandre Portugal e Nuno Ferraz, tendo o Alexandre Portugal feito uma intervenção no painel intitulado “Sustainable Infrastructure. Focus on clean water, sanitation and energy” em que apresentou a experiência da COBA em projetos financiado por multilaterais.

Lx, 31 Out 2023

 

ANGOLA - O Aproveitamento Hidroelétrico de Laúca

O Aproveitamento Hidroelétrico de Laúca (AH Laúca), situado no Rio Kwanza, na província de Malanje, possui uma potência total instalada de 2070 MW, sendo a maior central hidroelétrica em Angola e uma das maiores de África.

Neste empreendimento do Ministério da Energia e Águas do Governo de Angola, conduzido pelo GAMEK - Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza, a COBA liderou o Consórcio responsável pela Engenharia do Dono de Obra, compreendendo a Coordenação Geral da Empreitada, a Revisão e Aprovação dos projetos das Obras Civis e dos Equipamentos e a Fiscalização das obras.

A sua construção teve início em 2012, terminando oficialmente no dia 12 de maio de 2023 com a entrada em operação da turbina da Central Ecológica, com uma potência de 66 MW.

Muitos técnicos foram envolvidos diretamente em todas as vertentes do projeto, construção e fiscalização das obras, tendo sido ultrapassados os 10 000 trabalhadores, no pico dos trabalhos. O resultado conseguido deve-se ao empenho de todos os intervenientes unidos pelo objetivo comum de contribuir para o aumento e diversificação da matriz energética de Angola.

A todos os que fizeram parte da equipa e contribuíram para este sucesso: obrigado!

Lx, 24 Jul 2023

 

PORTUGAL - Delegação da CSCEC recebida na sede da COBA

Recebemos no passado dia 22 de junho de 2023 uma delegação da China State Construction Engineering Corporation (CSCEC) chefiada pelo Vice-Presidente para a região mediterrânica, o Sr. TAN Xiaozou.

Durante o encontro foram recordados os principais fatores que estiveram na origem do sucesso da participação conjunta da CSCEC e da COBA no projeto da autoestrada Chiffa – Berrouaghia (Argélia), tendo sido igualmente avaliadas oportunidades futuras de cooperação no Magrebe.

Lx, 5 Jul 2023

 

QUÉNIA - Africa Energy Forum - AEF 2023

O Grupo COBA marcou a sua presença no Africa Energy Forum - AEF 2023, que teve lugar de 20 a 23 de junho em Nairobi, Quénia, fazendo-se representar pelos Engºs José Honrado e Bartolomeu Alicerces.

Trata-se de um dos principais e maiores eventos internacionais do setor da energia, particularmente focado nas energias renováveis em África e que contou com a presença dos principais players mundiais envolvidos na cadeia de valor da promoção, financiamento, regulação, desenvolvimento e operação de projetos de energia solar fotovoltaica, eólica offshore e onshore, gás natural e, com especial relevo, do hidrogénio verde e outros gases renováveis, assim como sobre possíveis abordagens e implicações da transição energética nos principais sectores da economia africana, como é o caso do Oil&Gas e mineração.

O evento ficou ainda marcado pela presença do Presidente da República do Quénia - William Samoei Ruto na cerimónia de abertura, com a mensagem de boas vindas aos mais de 3000 participantes.

Lx, 27 Jun 2023

 

ANGOLA - Novo Aeroporto Internacional de Cabinda - NAIC

A COBA fez-se representar através do Eng.º Pedro Portugal na cerimónia de lançamento da 1ª pedra do novo Aeroporto Internacional de Cabinda, presidida pelo Senhor Ministro dos Transportes de Angola e pela Senhora Governadora Provincial de Cabinda.

A COBA integra o grupo de consultores responsável pela revisão do projeto e a fiscalização desta obra importante para a província, e para o país.

Lx, 26 Mai 2023

 

ANGOLA - Conclusão do desvio do rio do projeto de construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Caculo Cabaça

A COBA esteve presente no dia 20 de Maio, na cerimónia que assinalou a conclusão das obras do desvio do rio, do projeto de construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Caculo Cabaça, na província do Cuanza Norte, em Angola.

A cerimónia contou com a presença do Senhor Presidente da República de Angola, João Lourenço e a COBA fez-se representar pelo Eng.º Fernando Prioste e pelo Dr. Nelson Barros.

Lx, 24 Mai 2023

 

PORTUGAL - Ficheiro Vitivinícola Comunitário

Em 1994, a COBA iniciava a implementação do Ficheiro Vitivinícola Comunitário em Portugal, com a Região do Douro e Denominações de Origem das Encostas da Nave e Varosa, que visava a integração do património vitícola regional. O resultado do projeto foi um Sistema de Informação Geográfica (SIG) com os concelhos envolvidos, pertencentes aos Distritos de Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança.

O Ficheiro Vitivinícola Comunitário foi definido como o instrumento para a observação, gestão e controlo do potencial vitícola, suportado em tecnologia SIG, o que permitia de modo expedito visualizar, manipular, armazenar e analisar dados georreferenciados das parcelas de vinha e respetivos dados alfanuméricos.

Em 1999, com o mesmo propósito, a COBA avançou para as Regiões do Minho, Trás-os-Montes, Ribatejo, Estremadura e Terras do Sado, com a agregação da informação já existente no Instituto Nacional de Orientação e Garantia Agrícola e de informação recolhida e obtida por via declarativa, congregando assim os dados dos viticultores, explorações vitícolas e parcelas de vinha.

Foi uma tarefa hercúlea, envolvendo mais de 120 técnicos em gabinete e 200 no campo, durante vários anos, sendo considerado o primeiro SIG de âmbito nacional. Como corolário desta operação foi constituída a LandCOBA, que herdou o espólio e conhecimento adquirido na área da Cartografia digital e dos SIG.

Lx, 15 Mai 2023

 

MOÇAMBIQUE - Estabilização do talude Sul situado na margem direita a jusante da Barragem de Cahora Bassa

No âmbito dos Serviços de Consultadoria contratados pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), a COBA liderou o Consórcio constituído com uma empresa moçambicana e uma empresa norueguesa, tendo assegurado e concluído a fiscalização das obras de estabilização do talude Sul situado na margem direita a jusante da Barragem de Cahora Bassa.

Trata-se da estabilização de duas zonas da encosta rochosa, de natureza granítica, com um total de 500 m de extensão, de taludes subverticais com alturas que atingem 150 m.

O Projeto de Execução, a cargo do Empreiteiro, foi revisto pelo Consórcio liderado pela COBA e aprovado pela HCB e incluiu o recurso a desmonte de blocos instáveis, pregagens e ancoragens, redes de proteção, redes de alta resistência, cabos de estabilização, barreiras dinâmicas, deflectores e contrafortes de betão. Dadas as difíceis características de acessibilidade da encosta, os trabalhos foram executados com apoio de um helicóptero o que permitiu a mobilização de materiais e equipamentos para a frente de obra.

O contrato teve início em Novembro de 2020 e a obra foi concluída cumprindo o previsto contratualmente, tendo o Consórcio liderado pela COBA terminado a sua intervenção no final do mês de Março de 2023.

Lx, 5 Mai 2023

 

PORTUGAL - Castelo da Lousa - Barragem de Alqueva

O Castelo da Lousa, de meados do século I AC, Monumento Nacional desde 1970, situa-se a poucos quilómetros da aldeia da Luz (Mourão) e encontra-se atualmente submerso pelas águas da albufeira da barragem de Alqueva.

Este castelo foi objeto de um inédito e pioneiro projeto de proteção, da autoria da COBA, que consistiu no seu encapsulamento integral, com sacos de geotêxtil preenchidos por areia e betão (respetivamente na face interior e exterior).

A obra decorreu imediatamente antes do início do enchimento da albufeira a 8 de Fevereiro de 2002, sendo regularmente monitorizada com recurso a mergulhadores.

A proteção deste edificado com mais de 2000 anos tem como objetivo, num futuro mais ou menos longínquo, permitir devolver o monumento à paisagem.

Dono da Obra: EDIA

Projetista: COBA (2000/2001)

Valor da Obra: 238 000 € (2001)

 

z

 

veja aqui o vídeo Salvaguarda do Castelo da Lousa (EDIA)

Lx, 13 Abr 2023

 

COLÔMBIA - Novo contrato de Fiscalização de 308 kms de via férrea

A operação na Colômbia continua a crescer! No mês de março assinou-se um novo contrato com um valor aproximado de 1,5M€, num consórcio com a nossa participada COBA B&C.

Trata-se da Fiscalização para o Control de tráfico, operación y mantenimiento de la infraestrutura férrea do corredor Bogotá - Belencito, el ramal La caro – Zipaquirá y el tramo Bogotá – Facatativá. No total são 308 kms de vias férreas (Bogotá – Belencito: 257 km, Facatativá – Bogotá: 20,37 km e La Caro – Zipaquirá: 30,87 km), basicamente usados para transporte de carga, com exceção da linha de Bogotá a Zipaquirá que inclui também transporte de passageiros e um comboio turístico até às famosas minas de sal de Zipaquirá.

Para o desenvolvimento do trabalho acabou de se constituir uma equipa multidisciplinar que, no total, conta com 40 profissionais, tendo os trabalhos começado formalmente no passado dia 14/03/2023 e devendo terminar em abril de 2025.

Lx, 10 Abr 2023

 

PORTUGAL - Consignação de Obra Ferroviária - Linha do Norte

Na passada 2ª feira teve lugar nas Infraestruturas de Portugal a cerimónia de consignação da obra projetada pelo consórcio liderado pela COBA, referente à empreitada de construção civil das Intervenções de Modernização da Linha do Norte, entre Mato Miranda e o Entroncamento.

Estas intervenções, enquadradas no âmbito do Plano Estratégico de Transportes e Investimentos (PETI 3+), têm como objetivo principal a eliminação de constrangimentos de capacidade da infraestrutura que condicionam a exploração da via, prevendo-se também a implementação de estações de resguardo de modo a permitir o cruzamento de comboios com comprimento de 750 m.

Lx, 30 Mar 2023

 

PORTUGAL - Gigafactory de baterias de lítio em Sines

A COBA faz parte do consórcio projetista para o projeto da nova gigafactory de baterias de lítio da CALB, líder mundial de novas tecnologias de energia, a implementar em Sines.

Neste âmbito, foi feita uma visita a duas fábrica em operação na China, em Changzhou e Xiamen, que decorreu entre os dias 6 e 10 de Fevereiro de 2023.

Com o estatuto de projeto PIN, assegurará ainda a utilização de fontes de energias renováveis e o reaproveitamento de águas, com o intuito de atingir a meta low-carbon factory.

Lx, 16 Mar 2023

 

TUNÍSIA - Barragem Laroussia - Visita da Equipa de Projeto no âmbito da Assistência Técnica

A Equipa da COBA efetuou a visita de acompanhamento às obras em curso do projeto relativo à Reabilitação da barragem de Laroussia, na Tunísia.

Durante a visita foi possível constatar a evolução dos trabalhos de montagem da novas comportas, colocação de ensecadeiras, construção das novas câmaras de manobra e trabalhos de proteção das margens do rio.

Lx, 09 Mar 2023

 

ANGOLA - Primeira Missão de Assistência Técnica ao AH Caculo Cabaça

No início de fevereiro, alguns elementos da equipa de revisão de projeto da COBA fizeram a primeira missão de assistência ao AH Caculo Cabaça, no âmbito da primeira reunião de coordenação geral realizada no local da obra, em que participaram o GAMEK, o Empreiteiro Geral CGGC, a VOITH e o Consórcio Omatapalo/Griner.

Durante a missão foi possível constatar o estado de evolução das obras, nomeadamente dos túneis de desvio, restituição e túneis de acesso e de ataque à central principal.

Lx, 07 Mar 2023

 

PORTUGAL - Ponte Vasco da Gama

Considerado como um dos maiores e mais bem sucedidos projetos do Séc. XX, a icónica Ponte Vasco da Gama atravessa o estuário do Tejo em Lisboa. Com 18 km, a travessia era a maior da Europa, e uma das maiores do mundo, aquando da sua inauguração em 1998, por altura da Exposição Mundial Expo'98, que teve como tema a comemoração dos 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia.

Há 30 anos, um consórcio internacional liderado pela COBA iniciava os trabalhos de projeto que haveriam de servir de base à construção da obra, em apenas 18 meses. Concebida para uma vida útil de 120 anos, para suportar ventos de 250 km/h, assim como para resistir a um sismo de magnitude superior ao histórico Terramoto de Lisboa de 1755, a obra é composta por diversos troços de que se destaca a Ponte Principal, uma estrutura atirantada de 420 m de vão.

Para além da liderança do consórcio projetista, a COBA assegurou a definição do traçado da travessia, os estudos geológicos e geotécnicos, as obras de arte incluídas nos Acessos Norte e Sul, o projeto das instalações e equipamentos de sinalização, segurança, iluminação e controle de tráfego e ainda o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) de toda a travessia e projeto de medidas de minimização de impactes.

Cliente/Dono da Obra: Consórcio Lusoponte / Gattel

Período de Execução: 1993 / 98

Consórcio: COBA / EEG / Proponte / Kvaerner

Valor da Obra: 900 M € (1998)

Lx, 16 Fev 2023

 

COLÔMBIA - COBA B&C S.A.S.

Tendo começado a operar no verão passado e contando já com um quadro permanente, a COBA B&C S.A.S. iniciou, no final do ano o seu primeiro contrato de fiscalização de obras rodoviárias rurais na região cafeteira de Risaralda (Pereira).

A COBA B&C S.A.S., constituída em 2022, é uma sociedade criada em conjunto com a empresa colombiana de consultoria B&C, vocacionada para o projeto e fiscalização de infraestruturas, em particular de transporte ferroviário e rodoviário.

A COBA B&C S.A.S. será certamente uma mais-valia para o Grupo COBA no mercado da Colômbia e na região.

z

Lx, 24 Jan 2023

 

MOÇAMBIQUE - Estudo de Viabilidade para a Melhoria das Infraestruturas Sociais e Económicas na Área de Goto

A COBA, em consórcio com uma empresa moçambicana, foi adjudicatária de um importante projeto que irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida de milhares de habitantes na província de Sofala em Moçambique.

Com financiamento da cooperação alemã (KfW), o Consórcio que a COBA lidera irá desenvolver o Estudo de Viabilidade relacionado com a Melhoria das Infraestruturas Sociais e Económicas na Área de Goto, na Cidade da Beira. Este estudo tem como principal objetivo delinear e projetar as intervenções a serem realizadas no Bairro Goto (zona residencial com cerca de 12.000 habitantes), com vista a que este território venha a ter os requisitos mínimos que um bairro urbano deve oferecer à população para ser plenamente funcional.

Lx, 13 Jan 2023

 

TUNÍSIA - Cerimónia de lançamento da construção da autoestrada Tunis-Jelma

No passado dia 6 de dezembro ocorreu na Tunísia a cerimónia de lançamento da construção da autoestrada Tunis-Jelma, projeto realizado pela COBA em consórcio com a SCET TUNISIE.

Percorrendo o país na direção Norte-Sul ao longo de 185 km, a autoestrada agora lançada será um eixo estruturante do território, potenciando o desenvolvimento económico e social.

A cerimónia foi presidida pelo Presidente da República da Tunísia, Kais Saïed e teve lugar na localidade de Jelma, na província de Sidi Bouzid. Contou ainda com a participação da Senhora Ministra do Equipamento, Mme. Sarra Zaafrani Zenzeri, personalidade com quem tivémos a oportunidade de interagir enquanto responsável pelo projeto na qualidade de representante da Direction Génerale des Ponts et Chaussées.

Lx, 10 jan 2023