PORTUGAL - COBA Homenageada no Congresso dos 50 Anos da APPC

O congresso dos 50 anos da APPC teve lugar no Centro Cultural de Belém, no passado dia 12 de março e contou com a presença de figuras de estado e ilustres do setor da engenharia, que se juntaram para abordar e debater alguns dos temas atuais mais importantes e desafiantes.

Mais do que a celebração de meio século de história e conquistas na engenharia portuguesa, foi um fórum de antecipação e antevisão do futuro do nosso sector. A COBA esteve presente ao mais alto nível.

Foram homenageadas as empresas fundadoras, grupo no qual a COBA se insere, mas também os antigos presidentes da Associação. Neste sentido, a APPC homenageou o Eng.º Vitor Carneiro, Membro do Conselho Estratégico da COBA e Presidente da APPC de 2007 a 2019 e o Eng.º Joaquim Caldeira Rodrigues, membro fundador da COBA e Presidente da APPC de 1990 a 1993, este representado pelo seu filho, Eng.º Sérgio Rodrigues, também ex-colaborador da COBA.

Estes momentos celebram o passado e inspiram um futuro cheio de desafios e conquistas.

Parabéns à APPC e a todos os que contribuíram para os seus 50 anos de dedicação e excelência!

Lx, 25 Mar 2025

 

Sabia que? - A Ponte da Lezíria sobre o rio Tejo

A Ponte da Lezíria constitui a Travessia Rodoviária do rio Tejo, no Carregado, com a ligação entre as Autoestradas A 10, a poente, e A 13, a nascente, das quais a BRISA é a Concessionária, tendo lançado o concurso Conceção/Construção para a concretização da ligação.

A COBA liderou o Consórcio de empresas projetistas iniciando em 2004 o Projeto de Execução e terminado em 2007, com a conclusão da obra. Durante esse período, simultaneamente com a elaboração do Projeto e com a construção das obras, foi prestada Assistência Técnica.

A Ponte com 11.900 m de comprimento total e 30 m de largura é constituída por três obras principais: Viaduto Norte, a Ponte sobre o rio Tejo, e o longo Viaduto Sul, sobre a planície aluvionar. As fundações dos viadutos são com pilares/estacas com 1,5 m de diâmetro e da ponte com estacas de 2,2 m, atingindo profundidades superiores a 50 m.

    A Ponte da Lezíria: Comprimento: 11.900 m Largura: 30 m

    Obras principais

    Viaduto Norte: 1.700 m de comprimento

    Ponte sobre o rio Tejo: 972 m de comprimento

    Viaduto Sul: 9.230 m de comprimento

A construção da Ponte sobre o rio Tejo foi feita pelo método de avanços sucessivos, com tabuleiro em viga-caixão betonado in situ com vãos tipo de 130 m, a construção do Viaduto Norte, em geral, foi feita com viga de lançamento com tabuleiro em laje vigada com vãos tipo de 33 m e a construção do Viaduto Sul foi feita com tabuleiro recorrendo a vigas “U” e lajes pré-fabricadas com vãos tipo de 36 m.

Dada a importância e dimensão do Empreendimento, o Projeto foi acompanhado de um estudo arquitetónico e de inserção paisagística com vista à conceção de uma composição coerente das três obras que constituem a Travessia.

Lx, 22 Jan 2025