CFD
Simulação CFD de descarregadores de cheias


Contribuir para a geração de novo conhecimento num dos desafios mais complexos a nível científico / técnico existente na conceção de Aproveitamentos Hidroelétricos (A.H.), o dimensionamento de estruturas hidrodinâmicas que permitam a passagem segura e fiável de caudais de cheias.

Neste sentido, a equipa de I&D da COBA visa, através do método de Computational Fluid Dynamics (CFD), desenvolver novos modelos numéricos para simulação e caracterização do comportamento hidrodinâmico dos escoamentos em descarregadores de cheias, tendo em consideração a ampla gama de diferentes configurações (geométricas, geotécnicas, caudais, níveis de água e transporte de sedimentos).

Os projetos I&D contarão, ainda, com múltiplas aplicações experimentais que visam robustecer o modelo numérico, de forma a torná-lo aplicável a diversos contextos de aplicação (e.g. diferentes configurações de bacias hidrográficas ou tipologias de escoamento).

CFD
Simulação CFD de Estações de Tratamento de Água / Resíduos


Através do método de CFD, investigar e desenvolver novos modelos numéricos para simulação, modelação do comportamento hidrodinâmico nas estações de tratamento de água / resíduos (ETA e ETAR) que, anteriormente, teriam sido dimensionados/otimizados com base em soluções tipo.

De facto, o projeto de dimensionamento destas estações assume-se como um dos projetos de maior relevância para a sociedade (fornecimento de água doméstico e industrial) e para o ambiente (libertação após tratamento, no meio ambiente), contudo apresenta-se como uma estrutura de elevada complexidade devido (i) aos diversos processos/sistemas que interagem entre si (e.g. desde o transporte de água, até à mistura de reagentes com a água a tratar e, consequente, decantação, filtração, entre outros) e, ainda, (ii) à quantidade de parâmetros e configurações que estas estruturas poderão assumir (e.g. geométricas, caudais, tipologias equipamentos, níveis de água, sedimentação de partículas, oxigenação).

Neste sentido, a equipa de I&D da COBA irá contribuir para a geração de novo conhecimento ao nível de um dos maiores desafios atuais no dimensionamento destas estruturas, a análise dos comportamento hidrodinâmico destas Estações, tendo em consideração as múltiplas interações entre todos os sistemas, parâmetros e configurações do processo de tratamento da água, aumentando, assim, os níveis de qualidade e eficiência do processo de dimensionamento/otimização destas estruturas complexas.