ANGOLA - CENTRAL DE LAÚCA EM PLENA OPERAÇÃO (2004 MW)

 

 

Neste mês de Dezembro entrou em operação o sexto grupo da central principal do Aproveitamento Hidroelétrico de Laúca, perfazendo assim a potência total prevista de 2004 MW, encontrando-se atualmente em curso, entre outros trabalhos, a execução da central de caudal ecológico, com potência adicional de 65,5 MW. Esta central, localizada no rio Kwanza, é atualmente a segunda maior central hidroelétrica em operação em África (a seguir a Cahora Bassa com 2075 MW), tendo a COBA tem sido responsável pela Assessoria Técnica ao Dono de Obra, Fiscalização e Análise de Projeto (Owners Engineer).

A entrada em operação dos vários grupos geradores de Laúca ao longo dos últimos 4 anos mais do que duplicou a capacidade instalada em centrais hidroelétricas em Angola e contribuiu decididamente, em conjunto com a Central de Cambambe 2 (714 MW) em que a COBA foi responsável também pelo Owners Engineer, para resolver situações de permanente carência no fornecimento de energia elétrica a Luanda e a grande parte do território de Angola, viabilizando a expansão do Sistema Centro da rede nacional de transporte de energia com origem no médio Kwanza e das respetivas redes de distribuição, abrangendo esse sistema atualmente um total de 10 províncias onde vive cerca de 70% da população angolana. Atualmente está em fase inicial de construção o Aproveitamento Hidroelétrico de Caculo Cabaça (2120 MW), cujo Projeto foi desenvolvido pela COBA e no qual somos responsáveis pela análise de projeto, que reforçará a capacidade de geração de energia por fontes renováveis para fazer face ao esperado crescimento dos consumos de energia no país.

 

Lx, 31 Dez 2020

 

ARGÉLIA - CONCLUSÃO DA CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DE BENI SLIMANE

 

 

 

 

Mais uma barragem projetada pela COBA na Argélia para a ANBT - Agence Nationale des Barrages et Transferts, cujas obras estão praticamente concluídas, no caso a Barragem de Beni Slimane em Médea.

A COBA foi a autora do Anteprojeto Detalhado para Concurso, o qual inclui uma barragem em aterro zonado com 66 m de altura, 280 m de coroamento, um volume de aterros de 1.850.000 m3 e uma capacidade de armazenamento de 28 hm3.

 

 

 

 

Lx, 17 Dez 2020

 

CAMARÕES - PERÍMETROS RÍZICOLAS DE MAGA E YAGOUA

 

 

 

 

 

 

Terminou com sucesso a missão de diagnóstico realizada ao Extremo Norte dos Camarões. Apesar dos tempos particulares que atravessamos e do contexto geográfico de enquadramento do projeto, uma equipa da COBA realizou recentemente trabalhos de diagnóstico aos Perímetros Rízicolas de Maga e Yagoua, encetando prolíferos contactos e trocas de conhecimento com as entidades locais responsáveis pelo projeto VIVA LOGONE (PULCI), pela operacionalização destes regadios (SEMRY) e com as gentes locais.

A perceção in situ do rio Logone, das infraestruturas hidráulicas a reabilitar e das necessidades e dificuldades sentidas por quem vive e gere estas instalações de regadio, contribuirão decididamente para a obtenção de soluções mais capazes e eficazes, que serão vertidas na melhoria das condições de trabalho e vida destas populações.

 

 

 

 

 

 

 

Lx, 03 Dez 2020

 

DOUTOR RAÚL PISTONE NOMEADO PRESIDENTE DA COMISSÃO PORTUGUESA DE TÚNEIS E ESPAÇO SUBTERRÂNEO (CPT)

 

 

Foi com agrado que recebemos a notícia da nomeação do Doutor Raúl Pistone para Presidente da Comissão Portuguesa de Túneis e Espaço Subterrâneo (CPT) para o quadriénio 2020-2024. A CPT é a Entidade que representa Portugal na International Tunneling Association and Underground Space Association (ITA).

A nomeação do Dr. Raúl Pistone para a Presidência deste Organismo, em muito nos honra. Colabora com a COBA desde 1993, desempenhando atualmente as funções de Membro do Conselho Técnico Consultivo. Reconhecido nacional e internacionalmente como um especialista nesta área, desempenha além fronteiras, um papel de Embaixador da COBA e da Engenharia Portuguesa.

 

 

Lx, 03 Dez 2020

 

ARGÉLIA - CONCLUSÃO DA CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DE SEKLAFA

 

 

 

 

Encontram-se praticamente concluídas as obras lançadas pela ANBT - Agence Nationale des Barrages et Transferts relativas à Barragem de Seklafa sobre o rio M’Zi e da Adução proveniente do rio Chergui em Laghouat.

A COBA foi a autora do AnteProjeto Detalhado para Concurso, o qual incluiu a conceção de uma barragem principal em betão gravidade com 47 m de altura e 225 m de coroamento, um açude de derivação com cerca de 15 m de altura e um canal de adução com 3300 m.

 

 

 

 

Lx, 17 Nov 2020

 

SERRA LEOA - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO VALE DO GUMA

 

Os colaboradores da COBA, Eng.º Luís Silveira e o Dr. Virgílio Rebelo, regressaram no final do setembro de Freetown, na Serra Leoa, onde fizeram a apresentação das conclusões da Avaliação das Condições da Barragem de Guma e do Sistema de Abastecimento e Tratamento de Água do Vale do Guma, projeto contratado em 2019 pelo Millennium Challenge Coordinating Unit (MCCU) da Serra Leoa a um Consórcio liderado pela COBA.

O contexto atual de pandemia não permitiu a presença física de toda a equipa de projeto na sessão formal de apresentação, pelo que as sessões técnicas de apresentação foram complementadas com o apoio dos meios e equipa de comunicação da COBA, através da distribuição prévia de apresentações em vídeo.

Estiveram presentes várias individualidades, entre as quais o Ministro de Recursos Hídricos, Eng.º P. K. Lansana; a CEO da MCCU, Srª. Ndeye Koroma; o Managing Director da GVWC (Guma Valley Water Company), Sr. Maada Kpenge, tendo sido proferidas repetidamente palavras elogiosas ao estudo apresentado.

Durante os estudos foram realizadas diversas missões de trabalho em que participaram também os colegas Acácio Santo, Ana Braga, e Lúcia Almeida, que garantiram a criação de laços de proximidade com o Cliente e com as autoridades locais responsáveis pela operação das infraestruturas. Estes estudo motivaram ainda a visita dos colegas José Honrado e Bartolomeu Alicerces, da Direção Internacional.

A equipa deste projeto desafiou os colegas do Grupo para a “Prenda Solidária 2020”, dedicado à comunidade de uma escola perto de Freetown. Esta missão permitiu também o transporte e entrega dos contributos recebidos, nomeadamente o material didático que foi adquirido com o valor angariado.

A ampla divulgação na comunicação social, reflete a importância deste projeto, dado que se trata de uma das principais infraestruturas do país, que garante o abastecimento de água à capital Freetown.

 

z

 

Apresentação na Televisão Nacional

 

z

 

Apresentação na imprensa e na rádio

 

Lx, 20 Out 2020

 

COBA MEMBRO DA GLOBAL COMPACT NETWORK PORTUGAL (GCNP)

 

 

A COBA passou a ser membro da Global Compact Network Portugal (GCNP), rede de organizações que, em Portugal, representam o United Nations Global Compact (UN Global Compact), iniciativa de sustentabilidade empresarial das Nações Unidas.

A GCNP é composta por organizações nacionais e internacionais, com atuação em Portugal, e visa a aplicação dos Dez Princípios do Global Compact e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, divulgando-os junto das partes interessadas e da sociedade em geral, partilhando experiências entre os subscritores, a nível mundial.

 

 

 

 

Lx, 22 Jul 2020

 

58 ANOS FAZEM DIFERENÇA

 

 

 

Dia 28 de Junho foi um dia especial para o universo COBA.

Embora o período de contingência que vivemos, não tenha permitido comemorar este aniversário da forma que pretendíamos, não deixámos passar a oportunidade sem um breve apontamento que reflita o que somos e o que queremos.

 

 

z

 

 

 

Lx, 3 Jul 2020

 

ARGÉLIA - PARTICIPAÇÃO DA COBA NA REVISÃO E APROVAÇÃO DO PROJETO DE EXECUÇÃO, FISCALIZAÇÃO E ASSESSORIA TÉCNICA À CONSTRUÇÃO DA AUTOESTRADA CHIFFA – BERROUAGHIA (2013 – 2020)

A COBA lidera, desde o verão de 2013, um agrupamento luso-argelino responsável pela Fiscalização das obras da RN1, entre Chiffa e Berrouaghia, trecho tutelado pela Algérienne des Autoroutes (ADA) e inserido na Autoestrada Transariana Argel – Lagos (9.000 km).

O âmbito de intervenção da COBA inclui a revisão e a aprovação do Projeto de Execução, a Fiscalização das obras e a Assessoria Técnica à ADA.

Inicialmente contratualizado como uma duplicação da estrada nacional 1, com de 53 Km de extensão, o projeto foi posteriormente reformulado, transformando-se numa autoestrada com três faixas de rodagem, em parte acompanhando o antigo traçado da RN1 sendo que, em vários trechos, foi necessário proceder a uma ripagem significativa do eixo, função da sua inserção numa zona de montanha e das limitações geométricas de traçado impostas pelas normas ICTAAL.

De Norte para Sul, a travessia das gargantas montanhosas de Chiffa, o contorno de Médea e a chegada à cidade de Berrouaghia, obrigaram à construção de dois túneis duplos totalizando 9,6 Km de comprimento, 52 viadutos, 10 nós e uma movimentação global de terras da ordem de 31 milhões de metros cúbicos. O projeto contempla ainda 20 obras de arte correntes e 180 obras hidráulicas

O troço atualmente em construção, aquando da imposição das medidas de confinamento devido ao Covid-19, tinha apenas duas frentes de trabalho em atividade, relativas à conclusão de dois viadutos, a cargo da empresa argelina SAPTA.

A equipa de Fiscalização, observando as instruções do Dono de Obra, tem mantido uma presença diária na obra, apenas com 50% dos efetivos, que assim alternam rotativamente a ida ao local de trabalho, organizados por forma a acautelar todas as especialidades.

 

Lx, 22 Jun 2020

 

ESTAMOS JUNTOS

Num momento tão complexo para a vida das pessoas e das empresas, o Grupo COBA tem mantido a sua atividade procurando cumprir os seus compromissos e os seus elevados padrões de qualidade.

Antecipando as contingências entretanto declaradas, o Grupo COBA investiu atempadamente em tecnologias e soluções de trabalho remoto, procurando assim proteger colaboradores, parceiros e clientes.

Consciente da complexidade da situação e da inevitabilidade de virem a ser tomadas medidas mais severas, que acabaram por se verificar, o Grupo assumiu o seu papel na minimização das cadeias de contágio, estabelecendo desde cedo planos e orientações com o duplo propósito de uma rápida contenção da pandemia e de uma célere recuperação económica, minimizando assim os efeitos individuais e empresariais desta crise.

Continuamos a cumprir os nossos compromissos com os Clientes, mantendo o regular desenvolvimento de projetos tanto a nível nacional como internacional e encontrando, em conjunto com os stakeholders, novas abordagens e plataformas globais de entendimento.

Continuamos a proteger e melhorar as condições de trabalho das nossas equipas.

Continuamos a acreditar no futuro.

Separados, estamos juntos!

Lx, 31 Mar 2020